PostHeaderIcon Família Gandini

                                                FAMÍLIA GANDINI

GANDINI

Cognome settentrionale, con   un forte nucleo in Piemonte nelle provincie di Asti ed Alessandria ed in   Lombardia nelle provincie di Pavia, Milano, Lodi, un altro ceppo nel   bresciano e mantovano ed in Emilia tra Reggio Emilia e Bologna, potrebbe   derivare dal nome gotico Galindus o dal medioevale Gano in alcuni casi può   derivare dal toponimo Gandino (BG).

 

Rodolfo Scaglione, italiano, era pai de Henriqueta Rosa (Rocci) Gandini Scaglioni que casou com Luiz Rosa que adotou o sobrenome Gandini.
Moravam na província de Verona, na Itália e tiveram um filho, Giuseppe Rosa Gandini (Bepe).
Henriqueta, viúva, veio para o Brasil com Giuseppe que tinha apenas 9 anos . No Brasil estabeleceram-se em Minas Gerais na Fazenda dos Tachos, município de Varginha. No Brasil, Henriqueta casou Emílio Viventini, e segundo consta tiveram 10 filhos. Ela voltou para Itália, não se sabe o ano e nem se seus filhos a acompanharam.
Giuseppe casou-se com Maria Bello Gandini.

Em 1942 com a obrigatoriedade de todo estrangeiro que vivesse no Brasil registrar-se, José Rosa Gandini o fez no dia 20 de janeiro de 1942, na cidade de Campanha e declarou: idade 52 anos, residência na vila de Ponte Alta da Campanha, estar há 50 anos no Brasil e ser casado com Maria Bello Gandini de 48 anos de idade.

Fontes:Antonio Rosa Gandini (Tiná) - Registro de Estrangeiros de 1942 - Registros da Paróquia e do Cartório Civil de Monsenhor Paulo.